Atualizações são bem-vindas?

11 mar

beta perpetuoUma das discussões da aula de Redes Sociais, no curso da pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo no Mackenzie, ontem foi acerca do fato de alguns sites realizarem atualizações em suas páginas de uma hora para outra, sem aviso prévio aos usuários.

Ao discutirmos o assunto, questionei os amigos de classe: não entendo por que os sites fazem tantas atualizações em seus layouts, se os mesmos já estão no ‘gosto do povo’?

Surgiram então algumas hipóteses: a primeira diz que por ser a internet uma plataforma mutável, os sites precisam estar em constante mudança e atualização para não ficarem obsoletos. É o chamado sistema ‘beta perpétuo’, no qual o software sempre passa por modificações.

Outro ponto apresentado foi o fato das mudanças levarem o usuário a ficar mais tempo consumindo o produto, já que as novidades ‘obrigam’ a pessoa a entender e compreender o novo sistema.

Também houve a citação de que com as mudanças, o usuário não tende a perder o interesse pelo conteúdo apresentado, ficando antenado com o novo site.

Curiosamente, hoje ao abrir o portal Terra, vi que o mesmo está com um novo layout, mas com a diferença de oferecer ao internauta a possibilidade de voltar a usar o antigo sistema – pelo menos por enquanto.

Diante deste panorama, ficam as pergunta: para que mexer em time que está ganhando? Se o site é bem visitado, existe mesmo a necessidade de mudanças?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: