“O futuro do jornalismo é móvel”

26 mar

Convidado pela professora Rose Naves para palestrar no curso de Jornalismo Contemporâneo do Mackenzie, o editor executivo da revista ProXXIma, do grupo Meio & Mensagem, José Saad falou sobre as tendências do jornalismo móvel e quais são as expectativas do mercado para o futuro.

O primeiro ponto apresentado por Saad esteve na integração das mídias: hoje a mesma publicação que está no tablet também tem um site especial e é impressa com material diferente para atingir outros públicos. Muda-se o canal, mas a mensagem é a mesma.

Em relação ao chamado jornalista do século XXI, ficou claro que este agora trata-se de um profissional multimídia, pois além de dominar as técnicas básicas do jornalismo, como apuração, checagem e edição das informações, também precisará está habituado à tecnologia e às métricas de audiência.

Para apontar um rumo ao jornalismo e seu futuro no meio digital, Saad citou o exemplo da publicidade nativa. Este conceito, na verdade, refere-se ao que conhecemos como conteúdo patrocinado. Para contar com a credibilidade do jornalismo, uma marca acaba tendo seu nome exposto em uma matéria jornalística sempre aliada à linha editorial do veículo.

Por fim, Saad comentou sobre a gama de possibilidades que o jornalismo móvel pode proporcionar ao conteúdo. Ao mostrar uma das capas da revista ProXXIma no tablet e o efeito especial que a mesma continha ficou claro que não estamos mais tratando apenas de conteúdo estático, mas de um infinito espectro de possibilidades proporcionados pela tecnologia.

Neste contexto, cabe ao jornalista saber aproveitar esta inúmera gama de opções para apresentar ao seu interlocutor – cada vez mais sedento por novidades – a melhor maneira de compreender a mensagem divulgada.

Anúncios

Uma resposta to ““O futuro do jornalismo é móvel””

Trackbacks/Pingbacks

  1. Fátima Bernardes e publicidade nativa | Leia e Opine - 20/05/2014

    […] relatar a palestra sobre o futuro do jornalismo com o editor-executivo da revista ProXXIma, José Saad, expliquei o […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: