Água e lixo

3 abr

Por Vanessa Vieira*

O que a água e o lixo têm em comum? Num primeiro raciocínio, muita coisa, pois a água limpa a sujeira que o outro representa.

agua lixo clipartNeste ano, a relação é mais paradoxal, já que regiões bem populosas como a cidade de São Paulo e o ABC Paulista vivenciam a falta da água e o excesso de lixo, respectivamente.

Em São Paulo, o nível da represa que abastece a região metropolitana não para de cair e a Sabesp já anunciou que investirá R$ 80 milhões na compra de bombas e em obras de infraestrutura para a exploração de uma reserva adicional de 400 milhões de metros cúbicos, o chamado volume morto.

Já o ABC vive uma crise nas ruas com a greve dos garis, assim como aconteceu no Rio de Janeiro no mês passado. A categoria faz reivindicações trabalhistas e enquanto não há solução, o lixo vai tomando conta das ruas das cidades da região.

Mesmo sendo um paradoxo, os dois problemas têm algo em comum: a responsabilidade dos cidadãos destas áreas. A água não acaba sozinha, assim como o lixo não surge do acaso. Em São Paulo, a responsabilidade vem de quem não usou água racionalmente.  No ABC,  a culpa vem do lixo jogado no chão e pela falta do hábito de reciclar o lixo doméstico.

A falta de chuvas e a greve dos garis não respondem sozinhas por esses problemas urbanos. Todos nós devemos nos conscientizar de tais problemas, economizando água e mantendo a cidade limpa sempre. Além disso, devemos nos tornar vigilantes e conscientizar aqueles que não contribuem para a economia de recursos e limpeza da cidade.

E você, já ajudou sua cidade hoje?

* Vanessa Vieira é pós-graduanda do curso de Jornalismo Contemporâneo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: