A geografia do país do futebol

28 abr

clipart brasil o pais do futebolNo ano em que o principal campeonato entre nações acontece em nossos campos, 60 times lutam pelos títulos das três principais séries do futebol brasileiro. Com 20 equipes cada, os jogos vão até o final do ano.

Contando com os clubes de maior tradição em nosso país, a Série A mostra a força do eixo Centro-Sul e a pouca expressividade do Norte e Nordeste, onde muitos times ainda vivem no amadorismo.

Com 9 representantes, o Sudeste lidera a lista de regiões, seguido pelo Sul com 7 times. O Nordeste com 3 e o Centro-Oeste com 1 fecham a lista dos concorrentes ao caneco de 2014.

Já na Série B deste ano também há um equilíbrio entre as regiões. Dos 20 times que representam 11 Estados, 7 são do Sudeste, 7 do Nordeste, 3 do Centro-Oeste e 3 do Sul.

Terceira divisão do futebol brasileiro, a Série C é a categoria onde dois times paraenses – únicos representantes do Norte nas três principais séries – estão. Novamente o Sudeste com 9 representantes lidera a lista seguido pelo Nordeste com 6, o Sul com 2 e o Centro-Oeste com 1.

Assim, entre os 60 times que disputam os títulos do Brasileirão deste ano, 25 são do Sudeste, 16 do Nordeste, 12 do Sul, 5 do Centro-Oeste e 2 do Norte.

Veja os times, estados e regiões que disputam as três principais séries do futebol brasileiro:

Série A

Sudeste – São Paulo (São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos); Rio de Janeiro (Flamengo, Fluminense e Botafogo) e Minas Gerais (Cruzeiro e Atlético-MG).

Sul – Santa Catarina (Chapecoense, Criciúma, Figueirense); Rio Grande do Sul (Grêmio e Internacional) e Paraná (Atlético-PR e Curitiba).

Nordeste – Bahia (Bahia e Vitória) e Pernambuco (Sport).

Centro-Oeste – Goiás (Goiás).

Série B

Sudeste – São Paulo (Bragantino, Portuguesa, Ponte Preta e Oeste); Rio de Janeiro (Vasco) e Minas Gerais (América-MG e Boa Esporte).

Nordeste – Pernambuco (Náutico e Santa Cruz); Ceará (Ceará e Icasa); Rio Grande do Norte (América-RN e ABC) e Maranhão (Sampaio Corrêa).

Sul – Santa Catarina (Avaí e Joinville) e Paraná (Paraná).

Centro-Oeste – Goiás (Atlético-GO e Vila Nova) e Mato Grosso (Luverdense).

Série C

Sudeste – São Paulo (Mogi Mirim, São Caetano, Guarani e Guaratinguetá); Rio de Janeiro (Madureira, Macaé e Duque de Caxias) e Minas Gerais (Tupi).

Nordeste – Alagoas (ASA e CRB); Paraíba (Botafogo-PB e Treze); Ceará (Fortaleza) e Pernambuco (Salgueiro).

Sul – Rio Grande do Sul (Juventude e Caxias)

Norte – Pará (Paysandu e Água de Marabá)

Centro-Oeste – Goiás (CRAC) e Mato Grosso (Cuiabá).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: