Mobile Marketing

14 fev

Foto: MobilePedia

Nesta segunda-feira, 13, a ESPM encerrou o 7º Ciclo de Palestras com o tema “Mobile Marketing”, ministrado pela professora Silviane Rodrigues.

No início da palestra, Silviane fez uma contextualização do atual mercado com o advento da tecnologia modificando as relações humanas, o aumento no poder de compra do consumidor, a inversão do vetor de marketing (com o consumidor sendo agora o responsável pela ação) e a convergência tecnológica.

Diante deste fatores ficou evidenciado o fato de que o Mobile Marketing tende a crescer nos próximos anos. A facilidade proporcionada pela mobilidade faz da categoria a mais proveitosa do mercado no futuro.

Tecnicamente falando a definição de Mobile Marketing atende por “ações de marketing realizadas por meio de dispositivos móveis”. No entanto, vale salientar que nenhuma ação pode ser desenvolvida isoladamente, sendo necessário um planejamento de toda a área.

Dentro deste panorama a professora apresentou algumas ferramentas que podem ser utilizadas para o desenvolvimento das ações como o SMS, MMS, Bluetooth, GPS, Mobile Video e Mobile Tagging.

A apresentação focou-se no potencial de cada ferramenta e suas especificidades, no entanto Silviane destacou que o grande diferencial da área está no conteúdo disponibilizado. Surge aqui um novo ramo de atuação para os jornalistas, criando novas perspectivas de mercado.

Ao meu ver, é possível oferecer um material de qualidade via MMS (mensagem com conteúdo multímídia) e agregar valor a marca destacando o produto a ser comercializado. A união perfeita entre a área de marketing e jornalismo.

Entre os pontos apresentados, importante salientar o NFC (Near Fiel Comunication). Tendência para o futuro, a ferramenta disponibiliza o pagamento de contas através de um chip instalado no celular. Assim, como já acontece em países como Japão e Coreia do Sul, a tecnologia está bem próxima da realidade brasileira.

Ainda de acordo com Silviane, a publicidade móvel teve um aumento de 89% no ano passado frente ao ano de 2010. Sendo que o mercado movimentou cerca de US$ 1,45 bilhões em 2011, nos Estados Unidos. E a probabilidade é que este número cresça ainda mais.

Para finalizar, o futuro mostra-se promissor com a evolução dos smartphones, a introdução do 4G que deve potencializar a ação do Mobile Marketing, o aumento da exposição do mercado de anunciantes e a constante melhoria na macroeconomia.

Quem busca mais informações sobre o tema pode acessar o site do MobilePedia.

Uma resposta to “Mobile Marketing”

  1. Camila Mantilla 01/03/2012 às 09:07 #

    Ótima Matéria!

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